Aqui a Xamam compartilha mensagens recebidas daqueles que estiveram em Terra Mirim ou mensagens e receitas bacanas que aprendo por aí, dicas, experimentações, testes...se você tiver receitas ou algo bacana a partilhar mande pra mim que colocarei aqui.Olha só quantas dicas!
Quer saber o que é Foie Gras e como é feito? Veja www.olharanimal.net aqui tem tambem muitas notícias sobre animais, se voce gosta de nossos irmãos sugiro ver, refletir e tomar decisões.
Diga não a se alimentar de animais, ao menos 02 vezes na semana e exclua de seu cardápio produtos que sejam impregnados de tortura. Proteja a vida!!
E aqui, uma receita deliciosa vegana:
Massa
2 xicaras e meia de farinha de trigo, 1 xicara de água quente, 4 colheres de azeite de oliva , 1 pitada de sal
Recheio
1 pote de palmito , 2 batatas, 1 cenoura, 1 colher de farinha de trigo, 2 cebolas, Pimenta-do-reino, Molho de tomate – temperado a gosto
Preparo
Coloque a farinha em um recipiente, jogue a água quente sobre a farinha e misture rapidamente. Sove a massa ainda quente, acrescentando farinha de trigo até desgrudar das mãos; Reserve. Com o rolo, deixe a massa bem fina e corte em tiras.
Pique o palmito em pedaços bem pequenos e refogue com alho , cebola, tempere com sal, cebolinha e pimenta do reino, reserve.
Segunda camada
Refogue a batata e a cenoura raladas com cebola, alho e azeite extravirgem, acrescente uma pitada de sal e uma colher de farinha de trigo. Cozinhe a massa de lasanha em água fervente com algumas gotas de óleo vegetal.
Montagem
Em um refratário coloque um pouco de molho, alterne as camadas, massa, purê, massa, palmito, massa e por fim o restante do molho de tomate. Asse no forno por volta de 10 minutos.
Veja outras receitas veganas no site Veggi & Tal.
É de fazer mesmo pensar sobre os terríveis impactos que causam beber água mineral. Como essa bebida me causa mal e só tomo água de filtro de barro repasso pra voces poderem se informar e decidirem o que fazer. Vão aí 05 causas pra refletir...
1. Ingestão de produtos químicos
Foto: Oxfam International |
Para cada litro de água engarrafada, são utilizados 200 ml de petróleo
O biólogo Carlos Lehn alerta que, para cada litro de água engarrafada, é estimada a utilização de 200ml de petróleo em sua produção, embalagem, transporte e refrigeração. Além disso, um estudo norte-americano revelou que há presença de fertilizantes, produtos farmacêuticos, desinfetantes, e outras fórmulas químicas presentes no produto que agem de forma negativa no corpo humano. Cerca de 900 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água de boa qualidade.
2. Danos socioambientais
O biólogo Carlos Lehn alerta que, para cada litro de água engarrafada, é estimada a utilização de 200ml de petróleo em sua produção, embalagem, transporte e refrigeração. Além disso, um estudo norte-americano revelou que há presença de fertilizantes, produtos farmacêuticos, desinfetantes, e outras fórmulas químicas presentes no produto que agem de forma negativa no corpo humano. Cerca de 900 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água de boa qualidade.
2. Danos socioambientais
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 900 milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à água de boa qualidade, enquanto que uma parcela da população prefere consumir água engarrafada mesmo tendo acesso à água tratada. O consumo excessivo do produto em todo o mundo pode levar à superexploração de aquíferos, o que deixaria um legado de falta de água para gerações futuras.
Lehn aponta que a produção e distribuição do volume das águas engarrafadas podem gerar mais de 60 mil toneladas de emissões de gases do efeito estufa, o equivalente ao que 13 mil carros geram em um ano.
3. Produção de lixo
O produto pode gerar até 1,5 milhões de toneladas de resíduos/ano
Apesar
de serem materiais recicláveis, as garrafas utilizadas para o
acondicionamento do recurso geralmente não são recicladas, podendo
produzir até 1,5 milhões de toneladas desses resíduos por ano. E, para
produzir essa quantidade de plástico, são gastos cerca de 47 milhões de
litros de óleo.
A cidade de Concord, em Massachusetts (EUA), foi a primeira comunidade dos Estados Unidos a abandonar a utilização das garrafas plásticas de uso único, em 2013. O motivo? Elas não estimulam a
reutilização. Em 2010, só nos EUA a estimativa era o descarte de 50
bilhões de embalagens plásticas de água por ano. Menos de 10% são
recicladas. "Alguns hábitos antigos, como a sacola de pano e a garrafa
de vidro podem representar a solução para alguns de nossos maiores
problemas, a exemplo do acúmulo de lixo nas grandes cidades", reforçou o
biólogo ao site JorNow.
4. Preço abusivo
O preço da água
engarrafada é quase 100 vezes mais alto do que a disponibilizada pelo
sistema público. Além disso, o lucro com a venda do produto, que poderia
ser investido na melhoria do abastecimento público de água, permanece
privatizado.
5. Menos atenção aos sistemas públicos
O consumo de água em garrafas pode impactar governos
...
E se temos água engarrafada para consumir, para que investir em um bom
sistema de abastecimento de água público? O crescimento da indústria de
água engarrafada pode incentivar a privatização da comercialização do
recurso em todo o mundo - o que não seria um bom sinal para qualquer
governo.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/cinco-razoes-para-nao-beber-agua-engarrafada?tag=consumo_consciente#ixzz2do4MAgeb
Vejam que artigo assertivo e solidário nos presenteia o mestre Jean-Marc Dupuis, estudioso e pesquisador francês em seu artigo escrito na Sante Nature Innovation que aqui traduzo com o mínimo de interferência de minha parte:
Fala-se que os ovos são ruins para a saúde...
Uma das grandes bandeiras que a maioria dos dieticistas modernos apregoam é diabolizar um dos melhores alimentos para o ser humano: os ovos.
A gema do ovo, segundo eles, é mais que perigoso que drácula, pois dizem eles, ela é terrivelmente rica em colesterol que, segundo eles, é o fator de males cardíacos.
É verdade que uma grande gema de ovo contem 212mg de colesterol, o que significa um alto índice em relação aos outros alimentos.
Mas foi provado que o colesterol alimentar não aumenta o colesterol sanguíneo. O colesterol sanguíneo é fabricado pelo fígado, a partir do açúcar, essa é a verdade! Um enorme estudo levado a cabo com 04 milhões de pessoas publicado recentemente no Bristish Medical Journal confirmou mais uma vez que comer um ovo todos os dias não aumenta em nada o risco de doenças cardíacas e pode até mesmo baixar o risco de ataque cerebral (AVC), exceto para as pessoas diabéticas.
Necessário saber que a gema do ovo é magnificamente rica em luteína e em zéaxanthine, dois antioxidantes extraordinários que protegem os olhos contra a catarata e a degeneração da mácula.
E pra completar, nas minhas pesquisas e estudos sobre alimentação transcrevo com algumas pequenas intervenções (em itálico) de minha parte o seguinte texto de Vanessa Nunes em seu blog Socorro na Cozinha :
Lá vai você para o supermercado com o seu último discurso saudável: “só como ovo caipira” (já fez isso ou ainda não chegou a sua hora?).
Aí você chega lá, pega sua caixinha de ovos vermelhos super se achando da roça, crente, crente que come ovo caipira.
Vou te contar um segredo: pra começar, não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha (que na verdade é muito mais para marrom do que vermelha, mas chamam assim). Menos ainda pode-se dizer que os ovos vermelhos são ovos caipiras.
Vamos esclarecer tudo isso para você comprar exatamente o que deseja?
Ovos brancos e ovos vermelhos (marrons)
A cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.
Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade). Até aqui não há nenhuma diferença entre os valores nutricionais dos ovos.
De acordo com o mercado existem três classificações pra os ovos:
Ovos de granja
Ovos de “granja” não são ovos de galinhas criadas soltas na granja como parece. Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!
Essas galinhas têm seus bicos cortados (debicagem) para aumentar a produtividade, basicamente. Com essa prática, evita-se, por exemplo, que a ave escolha a ração (que dó!!) e desperdice alimento; que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas. Tudo isso se resume em garantia de produtividade, como eu falei.
Desse tipo de criação, é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar das bichinhas.
Ovos caipiras
Ovos caipiras também são chamados de “ovos tipo colonial” e “ovos de capoeira“.
Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente. Elas põem os ovos em ninhos cobertos, bem mais saudável do que naquelas gaiolas apertadas, né?
A alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente). Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos.
A maioria dos produtores que trabalha com ovos caipiras e/ou orgânicos, são pessoas simples que amam suas galinhas e não fazem debicagem ou quaisquer outras atrocidades com as galinhas, como confinamento, uso de colorantes na ração, matança dos filhotes, rinhas entre os galos, etc
Ovos Orgânicos
Ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.
As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural, bem ecologicamente correto. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem e do confinamento em gaiolas. Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja.
Por motivos óbvios, esses ovos são mais caros. E não vale a pena?
Para o sistema social vigente pra se dizer que um ovo é orgânico precisa ter o selo de alguma certificadora nacional ou internacional.
No nosso caso, produtos Terra Xamã*, elaborados em Terra Mirim, Simões Filho, Bahia, Brasil, não queremos e nem precisamos de certificados que atestem nossa qualidade. Sabemos e amamos o que fazemos. IsSO nos é suficiente.
*Nome registrado.
Veja só o que nos diz a nutricionista Michelle Schoffro Cook quando lista os dez piores alimentos de todos os tempos. Sabe de quem é o primeiro lugar? Dos famosos refrigerantes diets!! Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui. Os outros nove, por ordem de periculosidade foram, os refrigerantes, os donuts, cachorro quente, bacon, salgadinho de batata, batatas fritas, pizzas vendidas em supermercados, salgadinho de milho e os "deliciosos"sorvetes vendidos em mercados.
Refrigerantes
Os viciados em refrigerantes têm mais um motivo para se preocupar com o consumo excessivo deste tipo de bebida. É que, além de engordar, o hábito também pode comprometer a saúde dental do indivíduo. Um estudo da Temple University, na Filadélfia, aponta que quando consumido sem limites, o refrigerante (com ou sem açúcar) é tão prejudicial para os dentes quanto o uso de metanfetamina, cocaína e crack.
Segundo Mohamed Bassiouny, professor responsável pela pesquisa, os refrigerantes possuem um teor alto de ácido, por isso causam problemas dentais similares aos das drogas. "A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não tiver uma higiene bucal correta e regular, essa constante exposição poderá causar erosão dental", explica.
Os problemas mais comuns nesses casos são complicações bucais como cáries, manchas e gengivite, que se não forem tratadas logo no início, podem levar à perda dos dentes. "Os pais deveriam adiar o máximo possível oferecer refrigerantes para seus filhos pequenos, estimulando-os a ingerir mais água antes e após as refeições", alertou ao portal Exame.com, Sandra Kalil Bussadori, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).
"A erosão dental é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito agressiva para a saúde bucal, podendo desencadear dor e sensibilidade exagerada, além das manchas que comprometem a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina exige muito do profissional e do paciente – que terá de investir bastante tempo e recursos na recuperação do sorriso" - Sandra Kalil Bussadori.
Agora uma receitinha bacana, sem refrigerante, ok?
Delícia de maxixe
Ingredientes:
*8 maxixes
*1/2 xícara (chá) de vinagre branco
*1 colher (sobremesa) de açúcar
*2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
*sal e pimenta à gosto.
Modo de fazer:
*Lave bem os maxixes, raspe-os casca com uma faca e corte-os em rodelas finas;
*Em uma tigela, misture todos os temperos e acrescente o maxixe, misturando bem;
*Sirva gelado.
Rende 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Sugestão: Pode-se temperar com iogurte.
Se alimentando
com a “luz do arco-iris” (Ana Carla)
Outro dia me
deliciando com a doçura de uma melancia me percebi refletindo e agradecendo a
Deusa Mãe pelas diversas formas que ela encontra de trazer a sua luz para nós,
seres humanos. Naquele instante eu agradecia pela energia que vem das frutas e
em minha mente se formou um arco-iris de frutas.
Olhem só que
maravilha é o arco Iris frugívero:
Vermelho
da melancia, do morango, da pitanga, do tomate, do caqui, da goiaba, framboesa,
do pimentão vermelho, da romã
Laranja da própria laranja, da
tangerina, do mamão, da abóbora
Amarelo da manga, do damasco.
Verde do kiwi, da uva, do limão, do
pepino, do pimentão verde.
Índigo da jaboticaba, da folha larga,
da quixaba, do mirtilho, do açaí
Violeta da ameixa, da amora, da uva
Cada uma com
sua cor e juntas compondo um lindo arco-iris a nutrir.
Pensei então que poderia compor inúmeros
arco-iris a partir das diversas combinações entre as diversas cores e daí
quantas texturas, sabores e perfumes a nutrir.
Pois é! Naquele instante refleti que os
vegetais nos dão muito mais – sementes, raízes, folhas, caules, mas neste
arco-iris só entrou frutos. Então, com tranqüilidade posso afirmar que no pomar
temos um verdadeiro laboratório alquímico, pois cada grupo de frutos alinhado
por suas cores nos fornece energias diferentes, todas tão necessárias para a
proteção da saúde humana, pois a cor dos frutos revela parte de sua composição
e pode ser um bom indicador para se organizar refeições balanceadas e quanto mais arco-iris você compor em seu
prato melhor.
Olha só quanto nutriente você poderá
incluir na sua alimentação com o arco Iris das frutas:
Frutos Vermelhos – licopeno conhecido por ser um poderoso antioxidante; combate os
radicais livres que favorecem o envelhecimento e tem função protetora para o coração.
Frutos Laranja e Amarelo - betacaroteno também chamado de
pró-vitamina A, se vincula a renovação celular e melhora
a imunidade, por ser um potente anti-oxidante. Contribui também com o
metabolismo de gorduras, além de favorecer a manutenção
dos cabelos e a preservação da visão noturna. As frutas alaranjadas também
são ricas em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de
colágeno da pele.
Frutos Verdes – clorofila, conhecida
como um potente energético celular. Mas estes frutos também possuem quantidades
consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno, luteína, folatos, cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês, vitamina E e
C.
Frutos Índigo e Violeta - antocianina, um tipo de pigmento pertencente ao grupo dos flavonóides, importante na prevenção
da degeneração celular, no controle das inflamações e na circulação sanguínea. Associada
ao ácido elágico, a antocianina
possui ação na prevenção de alguns tipos de câncer. As frutas
azuladas ou arroxeadas ainda favorecem o funcionamento dos músculos, do coração
e do sistema nervoso, aumentando a disposição mental.
Uma outra partilha de experiencia miriniana:
An experience of a young Volunteer in Terra Mirim.
My Second Birth
My alarm went off at 4:30 a.m. on New Year’s Eve, but it was wasting it’s time. I had already been woken up by the sounds of tambours, maracas, and chanting in the distance. I jumped up and quickly got into my bathing suit and beach dress… but I definitely wasn’t going for a day at the beach. I was headed to my first ever Cabana da Purificação… Cabana of Purification.
I had heard scary things about the Cabana. It was a small dome-shaped tent type of deal, with fiery stones in the middle, which would have water poured over them to create massive amounts of steam, causing you to sweat your brains out and release all the toxins and negative energy that you had acquired over the year. It was said to be pitch black, horrifically hot, and the definition of claustrophobia. Many people I had already talked to had had to leave in the middle of the ritual their first time-sometimes it was just too much.
But despite all the rumors I had heard, my 4:30 a.m. self was free of worry, so I walked out into the cool morning air and followed the music.
I arrived at the Temple of Fire to see exactly what I had heard. About 40 people in a circle, faces glowing from the flames. Most had tambours or maracas in hand, and those who didn’t were clapping their hands along with the rhythm, and the whole group was chanting in languages I couldn’t understand, but I sat down excitedly and joined in as best I could, and found it was easy to get lost in these beats. I looked around the circle to see most everyone I knew from Terra Mirim - No one wanted to miss out on the Cabana. Many with feathers and beads in their hair, all filled with passion and intensity.
5:00 arrived, bringing other first-timers and guests, with nervous looks drawn all over their faces. Alba Maria, the Shaman, began her speech, explaining to us what was going to go down in the Cabana.
“You will take a shovel full of hot stones and slide it into the Cabana. After-words you will get down on all fours and crawl in, to the left, until you are touching the next person. Make sure you are very close to them so we can all fit.” Oh boy, claustrophobia is right.
The entrance began, one after another taking their shovel full of very hot stones and entering into the Cabana. Like a first timer would I messed up a little and went too early in the procession, but all was well. My turn came and I slid my stone into the cabana, took one more breath of fresh oxygen, and crawled inside.
One after another members of the group, now dressed in either bathing suits or birthday suits, entered the cabana until it was completely full. Squished in between a person on either side of me as well as one in front of me, I put my head down and began to try and relax with deep breaths and positive thoughts.
Alba started the ritual with some words of wisdom, and my body started the inevitable drenching-in-sweat process. The flap was closed and the ritual began.
With every bucket of water poured onto the coals the cabana got hotter and steamier, and with every minute the chanting got louder and more intense. Breathing was key. Without keeping your breath steady and in control, you would most likely lose it and have to leave, as 3 or 4 people found out.
But the thought of leaving never even crossed my mind. Despite all the discomfort, I found a way to enter into a new state, into knowing that I was in control of my mind, not my mind in control of me. I could feel the physical toxins, the dirty mental thoughts, and the spiritual negative energies leaving my being. A true purification process.
The sweat and heat continued for what I think was about an hour and half, but then again time changed a little in there. But after some amount of time, the crew began to exit the cabana. Still to the left, and butt out first. I made my way through the line, going towards the most literal definition of the light at the end of the tunnel…
What I found once I entered the light was a perfect picture of “the next life.” The soft glow of dawn lit our space ever so gently. Bodies lay everywhere of the people who had left in front of me, spread-eagle on the earth, steaming into the air from the heat before. I crawled my way over to a perfect patch of grass and joined them, kissing the ground, thanking the grass for being as cool and fresh as it was. My eyes were now opened in a new way. I observed every tiny vein that ran throughout each leaf and flower petal, feeling that after going to a place that almost resembled death, I had a new understanding of what life was. I rolled to my back to watch the clouds drift by, and let myself drift with them for 10 minutes or so.
When I was ready, I followed the rest of the people to the showers near the Temple of Water. We all rinsed the earth and sweat off of our bodies, oh thank God for water. The next step of the process was the Banho das Ervas, or Bath of Herbs. I got down on all fours and was drenched with 2 pitchers of the most heavenly smelling herb-infused water that has ever existed in the universe. The water was cool and cleansing, and basically took my breath away.
After the earth time and baths the group returned to the fire, and proceeded to hug each other, each and every one. The love felt there for people I hardly knew was so strong and real. An understanding of the other, being able to see right into their souls without having to ask any questions. Just love, peace, and understanding.
The experience of the Cabana da Purifcação was like nothing I have felt since January 2nd 1993… my real birthday. I felt I had truly been reborn, and seen things in a way I never could have had I not participated in this cabana. I carry this experience with me now, and will never forget how the feeling of the steam, the sound of the chants, or the smell of the Banho das Ervas made me feel…Purified.