domingo, 6 de janeiro de 2013

Mente, sabedoria, relaxamento.


Dia desses estive muito ocupada com algumas questões que surgiram em minha comunidade. Não sabia bem como resolver e quanto mais eu pensava mais pensamentos vinham. Sentei-me diante da fogueira e comecei a respirar, suave, docemente. E aí me veio uma metáfora que me foi contada há muitos anos por uma pessoa sábia e amada por mim. Na Índia, alguns anos longe…um camponês andando pelos caminhos de Varanasi, encontrou uma garrafa e dentro dela havia um gênio que ao sair lhe disse que todos os desejos dele seriam  satisfeitos, mas que caso ele deixasse de desejar o gênio o engoliria. O camponês ficou muito feliz e imediatamente começou a desejar várias coisas: alimento, roupas, palácios, mulheres…em pouco tempo tudo que ele queria estava ali, presente. Então ele começou a pensar que não haveria mais nada a pedir e preocupado procurou por um sábio que morava em uma das tantas cavernas do apocalíptico local chamado Varanasi. Encontrando o santo homem, ele contou seu problema ao que o santo falou: busque ocupar o gênio, diga ele pra ficar subindo e descendo um poste durante todo o tempo e quando precisar dele apenas chame-o. E assim ele fez. O gênio ocupado não poderia devorá-lo e o camponês poderia viver em paz. Lembrei-me da história e percebi que aquele era o momento exato de sentir minha mente como meu gênio e pude dar a ele a subida e a descida no poste : minha respiração. Apenas respire e se ocupe com a inspiração e expiração, falei à minha mente. Assim o fiz e dessa forma pude ver a solução clara diante dos meus olhos. As chamas da pequena fogueira dançavam à minha frente e pude agradecer pela curativa memória. Reaprenda a respirar, a relaxar e a agradecer. Hey XamAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário