sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dos/as irmãos/ãs vegetais

Estudando e dialogando com nossos irmãos/ãs vegetais percebo cada vez mais a fantástica inteligencia desses seres, sua capacidade de doação sem limites. Voces sabem, por exemplo,que uma mesma planta muda suas características dependendo do local que ela cresce? Pois é, tomemos o alecrim como exemplo. Ele se apresenta ao mundo em cinco diferentes versões, ou quimiotipos como é chamado e cada um deles tem propriedades diferenciadas; o que nasce no Brasil e na França têm mais alfa-pineno (agente anti-stress e eliminação de varizes e má circulação), o que nasce  no Egito tem mais verbenona (agente excelente para tratamentos de doenças degenerativas do fígado), o da Espanha tem mais cânfora (agente estimulante do sistema nervoso central) e por aí vai.Vejam, quem dá essa capacidade extraordinária a mesma planta fazer esse trabalho tão profundo? Claro, podemos dizer que são as características da terra, do clima, etc e ok, é verdade, mas como ela, a semente, capta estas características? 
Lembro-me dos meus ancestrais me dizendo que cada planta serve pras pessoas que moram perto dela,na região dela e que eu deveria observar as plantas que nascem nos locais e que a partir delas eu saberia o que aquele povo necessita, quais as doenças mais prováveis, etc. E dessa forma só posso lhes dizer embevecida: que rede fantástica, que teia cósmica poderosa nos liga e nos faz um só! A planta sou eu, é você, ela respira eu, ela respira você.E lhes sugiro observar as plantinhas que mais nascem no seu entorno e  estudá-las dialogando com elas, percebendo suas propriedades pra que você possa se cuidar e viver saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário