terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novos Movimentos

E os encaminhamentos para um saudável andamento das obras do rodovia BA 093 estão tendo prosseguimentos. Tivemos uma  reunião aqui no dia 15, chamada Consulta Pública, onde transcorreu de forma forte e assertiva, em seguida, no dia 17, sexta feira uma reunião com a SEINFRA - BA. Nesse dia, me preparei pedindo bênçãos e orientações à Deusa Mãe. Seguimos, eu (que a princípio não ia), as mirinianas itambôs Maria Izabel e nossa advogada Daniela, os guerreiros itambôs Binho, Wellington, Assunção e Edson, os vereadores Orlando, Joel e nosso prefeito, Eduardo Alencar a deputada Luiza Maia, a equipe do secretário juntamente com a AGERBA e o presidente da Bahia Norte, Sr Damião Moreno. De início foi logo nos dito que a mudança de local da praça era impossível, essa era uma determinação governamental, portanto não haveria negociação. 
E aí, conversa vai, conversa vem, de forma bem direta e clara, estremecimentos e contrariedades, foi definido que a praça não sairia, mas as negociações deveriam ser claras e cumpridas. A AGERBA se apresentou para elaborar uma ata junto conosco, para deixar tudo regulamentado, registrar as promessas e acompanhar os encaminhamentos e promessas. Ví que apesar de não termos ganho a mudança da praça,  não perdemos nada das nossas reivindicações: teremos pedágio livre para os carros, ônibus gratuito cedido pela concessionária para os moradores, inclusão na elaboração do Plano de duplicação da obra, Plano de  desenvolvimento local determinado por nós junto com a concessionária. Além disso teremos recursos imediatos para as obras emergenciais das comunidades afetadas pelo trabalho da concessionária como assoreamento da fonte do Dandá, inundação das casas quando a chuva caiu e estudo e efetivação de soluções para a questão da mortandade dos peixes no rio do Japones em Palmares.O Sr. Damião também confirmou a capacitação das pessoas daqui para assumirem os cargos nos trabalhos da concessionária, assim como para adequação e melhoramento dos pequenos comerciantes locais que ficam às margens da rodovia e a possibilidade de grandes projetos sócio ambientais. Tudo isto já fazia parte de nossas reivindicações.
Caras pessoas, não foi fácil! Depois de tudo, saímos com nossos guerreiros totalmente insatisfeitos dizendo que havíamos cedido.Que deveríamos insistir na mudança da praça.
Eita, pra fazê-los entender foi outro processo. Maria Izabel e Daniela  tiveram que ir nas casas deles durante a tarde e só chegaram às 21:00hs em casa, mas com bons resultados. No dia 20, segunda às 09:00hs teremos uma reunião com a comissão. Vamos seguir com fé e coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário